Intell2021-Logo-Sistema de Ensino-02.png
capa.png

Bem -vindo ao nosso blog!

Alunos com dificuldade de estudar em casa? Saiba o que fazer

O estudo a distância (EAD) envolve vários desafios, principalmente para o aluno que não é habituado a utilizar ferramentas digitais como aliadas em sua aprendizagem. A liberdade de espaço, a exigência de autodisciplina, a dependência de conexão ou até mesmo a falta de autonomia pode ser um grande problema nessa hora.

A realidade da covid-19 trouxe como consequência o distanciamento social, obrigando as escolas a apresentarem novos planos e conteúdos de aula. Muitas estão executando a missão com êxito, outras nem tanto. De modo geral, não tínhamos jovens com esse hábito, mesmo os mais estudiosos não passavam quatro, cinco ou seis horas em casa sozinhos dedicando a atenção para videoaulas, textos, exercícios e mais exercícios. Confira algumas dicas importantes para obter sucesso com o ensino a distância: O CUIDADO COM A ROTINA

Ter um plano diário bem desenhado é fundamental, esse plano precisa ser o mais autônomo possível, não adianta a escola enviar informação demasiadamente ou tentar replicar o presencial no digital, pois o comportamento é diferente. No digital, é muito importante priorizar a autonomia do estudo, ou seja, desenhar uma série de atividades (o que fazer e como fazer), para que o aluno estude sozinho sem nenhum tipo de problema.

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO

Encontre uma forma de todos os dias saber se os alunos estão executando bem as tarefas. Isso é importante para mantê-los motivados e para termos o feedback do que funciona e do que não funciona. A partir disso, teremos escolhas diferentes para seguir aprimorando o estudo a distância.

PLANOS PEDAGÓGICOS DIÁRIOS

Aqui na IRIUM, temos diversos ppds (planos pedagógicos diários) que enviamos gratuitamente para as escolas interessadas. Com uma rotina bem desenhada, os planos apresentam a introdução, o conteúdo e, por fim, a validação. Além disso, eles seguem exatamente a deliberação do Conselho Estadual de Educação (CEE) para que cada dia estudado dessa forma seja válido como um dia letivo.

Está com dificuldade de manter seus alunos estudando em casa?