top of page
Intell2021-Logo-Sistema de Ensino-02.png
capa.png

Bem -vindo ao nosso blog!

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL


Engana-se quem acredita que as crianças não precisam de educação financeira.


A educação financeira diz respeito à compreensão do dinheiro e de todas as informações relacionadas a ele. Desta forma, ao usá-lo, as pessoas conseguem tomar decisões conscientes.


Por isso, é muito importante que as crianças saibam reconhecer o valor do dinheiro, de modo a entenderem que ele é essencial para a sobrevivência da família e que não pode ser gasto sem necessidade.


Já que sem essa consciência, os pequenos costumam acreditar que é fácil conseguir dinheiro e assim, não aceitam quando os pais dizem que não podem comprar uma boneca ou um vídeo game, por exemplo.


Pensando nisso, neste post separamos 4 dicas para te ajudar a ensinar educação financeira para seus filhos. Confira!


1- Dê o exemplo!


Isso vale para qualquer lição que você queira passar aos seus filhos. Você precisa ter uma vida financeira estável para poder ensinar às crianças como agir com relação ao dinheiro. Caso contrário, seu esforço será em vão.


2- Incentive o uso do cofrinho.


A partir dos 3 anos de idade, você já pode começar a incentivar o seu(sua) filho(a) a juntar dinheiro em um cofrinho. Dessa forma, você estará mostrando para ele(a) a importância de guardar dinheiro, seja para comprar algo mais caro posteriormente ou para ter uma boa quantia em mãos em casos de emergências.


3- Ensine sobre o valor das coisas.


As crianças não sabem diferenciar o que é caro e o que não é. E geralmente, elas acreditam que o dinheiro é algo fácil de se conseguir. Por isso, comece a mostrar o valor de cada produto adquirido e diferencie o que é necessidade e o que é apenas vontade.


4- Dê mesadas.


Ao dar uma mesada, você estará ensinando sobre período de ganho e merecimento. Você pode estabelecer uma lista de metas a serem cumpridas pela criança e qual o valor ela receberá por isso. Assim, ela se esforçará para ganhar a quantia estabelecida.


Agora que você já sabe a importância da educação financeira infantil, ensine para o seu(sua) filho(a). Explore atividades lúdicas para passar essas informações a ele(a). Desta maneira, será bem divertido!


Gostou? Compartilhe com todo mundo e nos acompanhe nas redes sociais para mais dicas como essa.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page