top of page
Intell2021-Logo-Sistema de Ensino-02.png
capa.png

Bem -vindo ao nosso blog!

5 DICAS PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO NAS CRIANÇAS


O pensamento crítico é a competência que permite que uma pessoa pense por si só. É quando um indivíduo forma suas ideias e opiniões, a partir da realidade em que vive e/ou suas experiências.


Essa capacidade é essencial tanto para a vida pessoal, como para a área profissional e acadêmica. Por isso, é muito importante que os pais, em conjunto com as escolas, estimulem o pensamento crítico nas crianças. Porque quanto mais cedo essa habilidade for desenvolvida, melhor.


Então, confira abaixo as 5 dicas que preparamos para te ajudar a desenvolver o pensamento crítico nos seus alunos!


1- Incentive o hábito da leitura! Quando uma criança está realizando a leitura de um livro, ela entra em contato com diferentes histórias, personagens e situações. E essa interação facilita o desenvolvimento do pensamento crítico, porque podemos encontrar diversas opiniões (tanto do leitor, quanto do narrador) na construção das narrativas.


2- Estimule o questionamento! As crianças geralmente são muito questionadoras. Isso é ótimo, porque quando questionamos ou tiramos alguma dúvida, podemos descobrir muitas coisas novas, que farão parte da construção das nossas opiniões e ideias.


3- Fale sobre questões polêmicas! Para as crianças com um pouco mais de idade, é essencial falar sobre questões polêmicas através de debates e da elaboração de redações, por exemplo.


4- Trabalhe a argumentação! É através da argumentação que as crianças poderão opinar sobre questões polêmicas e outros assuntos que estejam ligados às suas experiências.


5- Promova debates! Reunir uma série de assuntos e discuti-los em grupo é essencial para que a criança possa se expressar e também ouvir opiniões diferentes.


Aproveite essas dicas para trabalhar diversas atividades em sala de aula. Existe um mundo de possibilidades. É só explorá-las!


Gostou? Compartilhe com todo mundo e nos acompanhe nas redes sociais para mais conteúdos como esse.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page